A abóbora é um fruto da aboboreira (Cucurbita spp), uma espécie de planta pertencente ao gênero Curcubita e membro da família das Cucurbitáceas da qual também fazem parta as melancias, os melões e até mesmo os chuchus. Cultivadas no mundo todo por ser uma fruta muito saborosa e nutritiva, e até mesmo por fins ornamentais, a abóbora faz parte da categoria dos maiores e mais pesados frutos do mundo.
Acredita-se que a abóbora seja provavelmente nativa do México e do sul dos Estados Unidos e fazia parte da alimentação das civilizações Maia, Asteca e Inca. No Brasil, as abóboras têm sido cultivadas há muito tempo e já faziam parte da alimentação dos povos indígenas antes mesmo da sua colonização. Dentre as principais espécies de abóbora presente no Brasil pode-se destacar a Cucurbita moschata, Cucurbita maxima e Cucurbita pepo, sendo todas estas espécies de polinização cruzada, o que significa que existem abóboras destas espécies encontradas em diferentes formas, cores e texturas.
Segundo as características morfológicas externa das abóboras, podemos descrevê-la como sendo frutas de formato redondo e achatado, são geralmente de coloração laranja avermelhado, porém existem espécies de coloração amarela, verde escuro, branco e até mesmo cinza, e sua casca é grossa e lisa, com algumas nervuras. Suas sementes são pequenas e lisas.
As abóboras são cultivadas em clima quente (temperatura entre 20 a 35ºC), pois todas as espécies são sensíveis as geadas (não sobrevivem a temperaturas abaixo de 10°C). Além disto, necessitam de um solo propício que seja profundo e bem drenado. Dentre os maiores produtores mundiais de abóbora podemos destacar os Estados Unidos, México, China e Índia.
A polpa da abóbora é doce e bastante saborosa. Por isto é muito apreciada na culinária, sendo preparada de diferentes maneiras. É usada para o preparo de purês, doces, tortas, caldo, sopas, etc. As sementes são usadas muitas vezes torradas e servem como um nutritivo lanche.
A abóbora além de ser um delicioso alimento também é fonte de vários nutrientes. Ela é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e é uma fruta de baixa caloria. É considerada uma fruta com propriedades medicinais indicada para combater inflamação das vias urinarias, infecções dos rins, inflamação do fígado e baço, além de ser vermífuga, estomáquica, anti-febril, hepática e muito usada para combater a náusea. Em pessoas que enfrentam problemas digestivos, a abóbora é muito recomendada por possuir um alto teor de fibra, o que contribui para ajudar na digestão adequada.
Agora, vamos a uma receita deliciosa:
Manjar de Abóbora
- Tempo: 30min (+2h de geladeira)
- Rendimento: 8
- Dificuldade: fácil
Ingredientes:
. 1 litro de leite;
. 3 xícaras (chá) de abóbora cozida e espremida;
. 2 xícaras (chá) de açúcar;
. 6 colheres (sopa) de maisena;
. 100g de coco ralado;
. 1 gema;
. Abóbora em lascas para decorar.
Modo de preparo:
No liquidificador, bata todos os ingredientes.
Coloque em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre por 15 minutos ou até engrossar.
Despeje em uma fôrma de buraco no meio de 22cm de diâmetro umedecida e leve à geladeira por 2 horas.
Desenforme, decore com abóbora em lascas e sirva.
fonte: guia da cozinha
Veja também no Portal AVôVó: