Dicas de Alimentação

Leite de coco, ótima opção para quem tem intolerância à lactose

leite de coco na terceira idade

Que tal um leite de coco fresquinho?

Dentre as incríveis possibilidades gastronômicas que essa deliciosa fruta tropical possui, o uso do alimento como leite é mais uma alternativa saudável para incrementarmos as nossas dietas do dia a dia com muito sabor e nutrientes.

Versátil e extremamente funcional, o leite de coco, inclusive, é uma das versões mais recomendadas às pessoas intolerantes à lactose.

Descubra outros poderes benéficos dessa bebida para as nossas vidas!

O leite de coco é uma espécie de leite vegetal, feito à base de coco e água, o que o torna uma boa opção para os alérgicos ou intolerantes aos produtos lácteos, derivados do leite animal.

“Se pararmos para pensar, o único animal que toma leite de outra espécie é a raça humana.

Contudo, temos outras opções de leites que podem ser acrescentados em nossa alimentação que trazem benefícios à saúde, como é o exemplo dos leites vegetais, como o de coco, que também são opções para os intolerantes a leite de vaca”, destacou a nutricionista Paola Lisboa.

Rica fonte de sais minerais 

Imagem relacionada

 Outro destaque da composição nutricional do leite de coco é quantidade de minerais.

De acordo com Paola, nele nós podemos encontrar antioxidantes, tais como o selênio, magnésio, ferro, zinco, potássio, entre outros.

“O leite de coco é excelente para ajudar na manutenção de um organismo saudável, beneficiando desde o bem-estar dos nossos músculos a prevenir a anemia e outras infecções”, explica a profissional.

5 benefícios do leite de coco para uma alimentação saudável

1 – Controla o colesterol

O leite de coco é rico em ácido láurico, um tipo de gordura saturada que estudos compravam eficácia na diminuição do colesterol LDL (ruim) e aumento do HDL (bom).

2 – Ação antibactericida

Graças a presença dos minerais antioxidantes, suas funções fazem com que o leite de coco tenha ação antibactericida no organismo, prevenindo a proliferação de fungos e bactérias.

3 – Propriedades antivirais

Devido a sua grande propriedade nutricional, as funções do leite de coco no corpo ajudam a evitar a propensão de infecções decorrentes por alimentação ou outros fatores.

4 – Fonte de fibras

O leite de coco aumenta a saciedade pelo fato de ser rico em fibras e sua boa fonte de gorduras, além disso, auxilia no trato de um intestino saudável e previne a prisão de ventre.

5 – Remédio natural para aliviar os sintomas de refluxo ácido

O consumo regular de leite de coco pode ajudar a prevenir a azia, queimação no estômago, e náuseas.

Os produtos à base de coco ganham espaço maior na alimentação saudável

Imagem relacionada

Farinha, açúcar, manteiga e óleo feitos a base de coco se tornaram uma das grande preferências no quesito alimentação saudável.

A popularidade vai além do sabor que os produtos proporcionam, eles estão relacionados com o emagrecimento saudável, controle de diabetes e a ingestão de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Quer saber o que é o ideal, água de coco natural ou o de caixinha? Clique aqui para saber

Como fazer o leite de coco em casa?

Imagem relacionada

É muito fácil!

Modo de preparo:

– Use 1 coco fresco;

– Corte a polpa do coco em pedaços e bata com 700 ml de água quente utilizando o liquidificador ou processador;

– Coe tudo passando em uma peneira fina ou pano de algodão;

OBS:

Procure sempre um nutricionista para entender melhor a forma de consumo em sua dieta e se inteirar mais se você pode ou não incluir este alimento em seu plano alimentar.

fonte: taeq

Veja também no Portal AVôVó;

Controle da obesidade: é importante para os idosos

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *