Chás

Chá gelado para amenizar a ansiedade

chá gelado de camomila para idosos

Chá gelado para amenizar a ansiedade.

O calor pode contribuir para a sensação de irritação, nervosismo e ansiedade.

No entanto, é possível amenizar esses sintomas com uso dos chás.

Para deixá-los mais refrescantes, a dica é preferir as receitas geladas, que podem ser combinadas com frutas e outros ingredientes.

O chá gelado de camomila e laranja, por exemplo, é uma boa opção de calmante natural.

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Antes de verificarmos a chá que estamos recomendando, saiba um pouco mais sobre a camomila:

A flor da camomila, quando imersa em água quente para preparar o chá, libera óleos essenciais com propriedades calmantes, antioxidantes e anti-inflamatórias, fazendo com que a bebida possa ajudar pessoas ansiosas.

Principais nutrientes da camomila

Erva camomila (100 g)
Calorias 1 kcal
Proteínas 0 g
Gorduras totais 0 g
Carboidratos 0,2 g
Cálcio 2 mg
Ferro 0,08 mg
Magnésio 1 mg
Potássio 9 mg
Sódio 1 mg
Zinco 0,04 mg
Tiamina (Vitamina B1) 0,01 mg
Riboflavina (Vitamina B2) 0,004 mg
Ácido fólico (Vitamina B9) 1 DFE
Vitamina A 20 UI
Vitamina D 0 mcg
Vitamina E 0 mg
Vitamina K 0 mcg

Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USD)

Os principais nutrientes do chá de camomila são os flavonoides, que possuem ação anti-inflamatória e antioxidante.

Esta última é importante porque combate os radicais-livres e previne doenças cerebrais degenerativas – como o Alzheimer -, câncer e outras complicações.

A cumarina também está presente no chá de camomila e ela possui ações antioxidante e antibacteriana.

A planta ainda conta com vitamina A, nutriente que contribui para a boa visão, pois protege a córnea.

Chá gelado para amenizar a ansiedade

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Veja os benefícios comprovados da camomila

Ajuda a acalmar:

O chá de camomila contribui para a diminuição da ansiedade e a ter uma boa noite de sono.

Isso porque a planta conta com glicenia, substância que exerce um efeito calmante sobre os nervos e que ajuda a dormir.

Além disso, o flavonoide apigenina, também presente, liga-se a receptores GABA-A cerebrais de maneira semelhante aos benzodiazepínicos (remédios tranquilizantes), reduzindo a ansiedade.

Veja a receita!

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de água;
  • 1 colher (sopa) de flores frescas de camomila;
  • 1/2 xícara (chá) de suco de laranja puro;
  • mel e gelo a gosto.

Modo de Preparo:

  • Despeje a água fervente sobre as flores de camomila e deixe abafado por 10 minutos.
  • Depois coe, espere amornar e leva a geladeira.
  • Quando o chá estiver bem frio, bata no liquidificador com o suco de laranja, o mel e os cubos de gelo.

Posologia

Beber 1 porção do suco diariamente, preferencialmente pela manhã.

Se você sofre com a insônia, prefira tomar a bebida no início da noite ou pouco tempo antes de dormir.

Quer saber mais sobre a insônia, clique aqui

Cuidados

Se consumida em excesso, a camomila pode causar náuseas e até mesmo a perda de sono.

Por isso é importante seguir a recomendação e não exagerar, mesmo sendo uma receita natural.

fontes: receita natural e minha vida

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